domingo, agosto 13, 2006

1.1. A Caminho da Praia

... Que sensação! O Vento a bater na cara, as Cigarras a cantar sob o calor escaldante das terras alentejanas, a estrada seca e deserta. Eu e a bicicleta.

Vamos lá a ver se estou em forma. São 3 Km's, com subidas íngremes a partir de metade do percurso! Uiiii. Isto vai doer... ;)

- Aqui vou eu a abriiiiiiiiiiiiiiir!! - grito às Cigarras cantadeiras, que devem ter-se assustado com o movimento pouco habitual naquela zona.

Pedalei, pedalei, pedalei, e até estava tudo a correr bem. Até que cheguei à zona das subidas...

- Ok, hora de parar e recuperar o fôlego!... Ufff... - digo, em tom ofegante, mas muito divertido.

Sinto as gotas de água a escorrer vertiginosamente pelas costas, como um carreiro de formigas. E fazem muuuuita comichão, também!
A cara, também quente e gotejante, só conseguia direccionar os olhos derreados para a garrafa de água fresca que carregava comigo na mochila. Rindo de mim, continuo o monólogo:

- Estas subidas... uf, uf, uf, ... dão cabo de mim... uf, uf, ... Já não estava... uf, uf, uf, habituada a isto! Uf, uf, ... Vidinha de Cidade, é o que dá!

Alcancei a garrafa de água de litro e meio. É fantástico poder beber água fresca, quando se tem sede. Na maioria das vezes, nem nos lembramos que este simples gesto para nós, cidadãos comuns, é algo de inalcançável para muita gente, no nosso Planeta...
Saciei a minha secura. Agora, já só restava metade da água... Sou pior que um Camelo! E ainda por cima, sou Carneiro e muito teimosa! Irra! :D

Respiro fundo e sigo o meu caminho. A pé. Com a bicicleta ao lado, em jeito de passeio.
Verifico que, pelo caminho, há excelentes motivos para fotografar. Sombras, árvores, amoras silvestres à beira da estrada muito madurinhas, flores... e até uvas, ainda na fase de gestação.
Tenho de fazer o percurso a pé! Vale a pena fotografar!

Começo a avistar a recta final da subida, já muito perto da praia. Olho para trás, para todo o caminho já percorrido. Vislumbro a pequena Vila de Odeceixe ao longe. Daqui, ainda parece mais pequenina e encantadora. Uma amálgama de casas caiadas de branco, naturalmente bem alinhadas, umas ao pé das outras, originam uma imagem semelhante a uma Villa do Sul de Itália ou de uma Ilha Grega.

Respiro fundo novamente. Desta vez, um respirar mais profundo, mais lento. Relaxante. Fecho os olhos. Ouço o silêncio do Monte que se funde no assobio do Vento. Sinto o calor do Sol e a sua luminosidade intensa. Parece que o Tempo parou...

Depois de muitas gotas de suor, cheguei ao topo do velho monte, onde a Praia de Odeceixe é a paisagem que se avista no imediato.

- Finalmente... - penso para comigo.

Durante alguns segundos não me mexi, sequer. Estava ainda embuída pela chegada à Praia que todos os Verões frequento, mas que é sempre diferente. Fiquei ali, admirando a beleza das cores verde-turquesa e verde escuro do Mar. O tempo passado na contemplação do que se Ama, deseja-se infinito e amarra-nos ao momento...

Uma voz com pronúncia local "despertou-me" da minha pequena "viagem".

- Oh Menina, Menina?! Pode deixar aqui. É da casa! Aqui, ninguém lha rouba.

Ainda atordoada, percebi que era mesmo comigo com quem a Sra. falava. Saída de uma casa branca, logo ao ínicio da íngreme descida até à praia onde repousa a pacata Vila de Pescadores, vejo uma Sra. com um ar muito simpático caminhar até mim.

- A bicicleta. Pode deixar aqui, Menina.

Continuava ela, baixando o tom de voz, à medida que se ia aproximando de mim.

Agradeci à Sra. prontamente, retribuindo a sua simpatia pura e preocupação acerca do meu "suposto" problema em escolher um sítio seguro para deixar a bicicleta. Mal ela sabe, que, naquele momento, eu olhava e sentia tudo, menos isso. ;)

Depois de trocar dois dedos de conversa com a Dona Amélia - assim se chamava a Sra. - fiquei a saber que o tempo tem estado uma maravilha, muito calor, e que a praia não tem muita gente. Na sua maioria, ainda são só os "Estrangeiros que aqui andam".

Sorri, agradeci mais uma vez à Sra. a sua gentileza, enquanto prendia a bicicleta ao porta da casa com o cadeado. Já na despedida, a D. Amélia pergunta-me se trabalho na Televisão, pois a minha cara era-lhe muito familiar!

- A Menina não faz novelas na Televisão? - perguntava a D. Amélia, quase convicta que a minha resposta apenas iria confirmar a sua forte suspeita! Estive quase para lhe dizer que, novelas, fazia e viva muitas, mas não na Televisão. ;D Mas achei que iria deixar a D. Amélia confusa.

Parti para a Praia e parti o coração da D. Amélia, ao decepcioná-la quando lhe disse que as suas suspeitas eram de todo infundadas. Afinal de contas, deve ter perdido uma notícia que julgava fantástica para contar às vizinhas, da parte da tarde. :) Que novela esta! :D

Desci pela Vila fora, e segui o meu Destino: a minha Praia de Odeceixe. Desta sim, sou fan! ;)

1. Odeceixe, a Pequena Vila do Swd. Alentejano: Acordar e "Pequeno"-Almoçar...

1.1. A Caminho da Praia

1.2. Finalmente... Mar, Sol, e Areia macia.

1.3. Tempo para estar Comigo...

1.4. Fim de Férias: Retorno Revigorado.

Fotografias... Olhares captados em momentos eternamente meus.

Sem comentários: